PANCAKE DAY
Há aqueles casais foleiros que dizem: "para nós o dia dos namorados é todos os dias". Eu digo o mesmo mas em relação ao dia das panquecas, todos os dias são dias de comer panquecas. As de hoje foram especiais: de abóbora.
Esta é uma das minhas 100 receitas de panquecas. Já testei muitas e tenho guardado as melhores. São todas boas: umas mais altas e leves, outras mais densas (no caso destas) umas com sabor mais forte, outras mais suaves etc...
Na receita está tudo exatamente como eu fiz. Mas o bom das panquecas é que se adaptam ao que se tem na despensa e ao que nos apetece. Usei 3 tipos de farinha mas podem só usar de trigo. Usei 3 especiarias mas podem adaptar a quantidade e o tipo ao que gostarem. Usei óleo de côco mas podem usar manteiga ou outro tipo de gordura.
Panquecas de Abóbora
100g de puré de abóbora - cortada aos pedaços, cozida a vapor ou em água (neste caso tem de ser bem escorrida) e triturada.
1 ovo
10g de açúcar mascavado
50g de iogurte natural
30 ml de leite meio gordo
10g de óleo de côco (derretido)
20g de farinha de arroz
30g de farinha de trigo tipo 55
10g de farinha de milho
1 c.c de canela em pó
1/4 c.c de noz moscada ralada no momento
1/2 c.c. de gengibre em pó
1 c.c. de fermento em pó
Bate-se o puré de abóbora com o ovo, o açúcar, o iogurte e o leite.
Juntam-se os ingredientes secos: as farinhas, as especiarias e o fermento.
Unta-se uma frigideira quente e deitam-se colheradas da massa. Deixa-se cozinhar em lume brando e vira-se tentando não espalmar.
Nota importante: quem faz as panquecas tem direito a comer a primeira. E todas as outras, à medida que as vai fazendo.
Puré de abóbora antes de ser transformar numa panqueca.