PASTELAR

  • fotografias
  • bolos
  • bolachas
  • granolas
  • cheesecakes
  • contacto
  • eu

TERÇA FEIRA, FEIRA DA LADRA

September 06, 2016 by - in DEVANEIOS, LAVORES

Tenho um verdadeiro fascínio por toda a literatura feminina dos anos 50 e 60: livros de lavores, economia doméstica, romances, revistas de moldes... Normalmente andam perdidos pelos caixotes das feiras e lojas de antiguidades e eu tenho vindo a desenvolver o talento de os encontrar mesmo por baixo de seis Camilos Castelo Branco e dois Júlios Dinis que também costumam andar nas mesmas andanças. 

Na internet, nos sites que vendem coisas em segunda mão também se vão encontrando livros destes. Normalmente são mais caros mas também vêm melhor estimados, com a capa original, sem estarem deformados pela humidade e com as páginas tão amarelas.

IMG_1217.JPG

Este "A Perfeita Dona de Casa" veio parar cá a casa assim, há uns bons meses. Tenho andado a lê-lo aos bocadinhos, é uma delícia. Parte da magia da coisa é imaginar mil raparigas da minha idade que o leram mesmo a valer. Oferecidos pelas mães e tias, em vésperas de noivado. Para aprenderem a ser donas de casa, uma arte muito complexa como este livro comprova. Imagino os nervos, imagino a excitação, imagino a vontade de crescer e viver a sério. Imagino o medo do desconhecido. E também imagino a revolta e irritação que algumas destas páginas hão-de ter causado a algumas menos ingénuas e submissas, a vontade de fazer as coisas diferentes, de viver uma vida diferente da que parecia certa e incontornável. 

Para além das peculiaridades de época e dos capítulos que só me fazem sorrir (há todo um tratado sobre criadas e como lidar com elas) também há passagens com verdadeira utilidade prática. Técnicas que se foram perdendo mas que de facto fazem sentido, ainda hoje. Confirmei que é possível guardar e conservar alimentos sem encher a cozinha de plástico: caixinhas, películas, saquinhos (tenho uma guerra ao plástico de que hei-de falar neste blogue). Fez-me pensar na quantidade de coisas que hoje deitamos fora e que eram de facto aproveitadas num tempo de menos abundância.

Este livro e outros que tais vão continuar a aparecer por aqui, que a minha biblioteca de lavores e etc. tem vindo a crescer a um ritmo muito satisfatório! 

Todas as terças: feira da ladra. Uma série de posts sobre curiosidades, descobertas e pequenos tesouros... Quase sempre coisas antigas, quase sempre em segunda mão. 

September 06, 2016 /-
LIVROS, #TERÇAFEIRAFEIRADALADRA, TESOUROS
DEVANEIOS, LAVORES
2 Comments
  • Newer
  • Older

para procurar:

 

Powered by Squarespace