BOLO RAINHA
Acho sempre o bolo rei e o bolo rainha um exagero.
O que é que são aquelas 700g de frutas cristalizadas num bolo rei de meio quilo?
Aqueles montes de açúcar em pó? Parece que há sempre aquela roleta russa do coma diabético, a ver a quem calha a fatia com o monte Everest do açúcar.
Aquele aglomerado de doce de gila, de que eu por acaso não desgosto, mas que acabo sempre por dar ao pobre coitado que não teve a sorte de ficar com a abóbora e em vez disso calharam-lhe 50 passas numa mini-fatia.
É a liberdade que uma pessoa que não tem medo de fazer bolo rainha tem: a liberdade de se poder escolher tudo o que lá se põe dentro. Não temos de dar satisfações a ninguém, nem de fazer figura de obsessivo compulsivo a retirar todos os pedacinhos do que aparenta ser plástico comestível. Por isso, se eu quisesse pôr tremoços- punha. Se quisesse pôr uma mão cheia do grão que sobrou do Natal- punha! E ninguém tem nada que ver com isso. Chamem-me a rebelde do bolo rei.
Fiz um bolo rainha só com o que eu gosto. Com amêndoas, nozes, avelãs. “Ai mas as avelãs não são tradicionais” Azar, eu gosto, e no próximo Natal ponho ainda mais só para fazer disto tradição.
Receita:
570g de farinha de trigo tipo 65
11g de fermento padeiro seco biológico
1 c.c. de sal
160g de açúcar
100g de manteiga sem sal derretida
150ml de leite à temperatura ambiente
60ml de vinho do Porto
2 ovos M
frutos secos tostados q.b. (usei nozes, amêndoas e avelãs)
Ao leite junta-se o fermento e reserva-se.
Mistura-se a farinha com o sal e faz-se um vulcão (um monte de farinha com um buraco do meio sem que chegue ao fundo).
Batem-se os ovos, o açúcar, a manteiga, o vinho do Porto e deita-se no vulcão de farinha previamente feito. Adiciona-se também a mistura de leite e fermento. Amassa-se juntando os frutos secos cortados grosseiramente.
Deixa-se descansar por 2 horas (se a casa estiver muito fria, poderá demorar mais tempo a levedar.)
Forma-se o bolo com um buraco no meio, tendo em conta que vai ainda crescer quando levedar pela segunda vez, e ainda irá ao forno onde também vai crescer.
Leveda-se por mais uma hora.
Pincela-se com ovo batido e enfeita-se com frutos secos.
Vai ao forno pré-aquecido a 190º.
Deixa-se arrefecer antes de cortar.